Veja Sinais Importantes

Autismo em Bebês

imagem ilustrativa - freepik

Nesse artigo, vamos explorar em detalhes o que é o autismo, quais são os sinais de autismo em bebês que podem ser observados na fase de 0 a 2 anos, como identificá-los em casa e o processo de diagnóstico e intervenção.

Vamos começar.

Bebês com autismo podem evitar olhar nos olhos dos outros, parecendo que o olhar "atravessa" a pessoa e ainda usar o olhar de forma diferente, olhando de lado por exemplo.

Falta de Contato Visual

imagem ilustrativa - freepik

Também podem apresentar dificuldades na interação social, como não repetir gestos simples, como bater palmas ou dar tchau. Eles também podem não reagir às emoções das pessoas ao tentar fazê-los sorrir ou quando fazem caretas para eles.

Dificuldade na Interação Social

imagem ilustrativa - freepik

Isso pode se manifestar como desconforto constante, angústia e choro frequente, mesmo quando não há razão aparente. Essa sensibilidade pode estar relacionada a estímulos sensoriais como luzes, sons e toque físico.

Sensibilidade Sensorial

imagem ilustrativa - freepik

Eles podem não usar os brinquedos de forma convencional, como virar um carrinho e brincar apenas com as rodas, ou podem se concentrar em aspectos específicos do brinquedo, como cor, tamanho ou forma.

Brinca de Forma Diferente

imagem ilustrativa - freepik

A detecção precoce dos sinais de autismo em bebês e a intervenção adequada desempenham um papel crucial no desenvolvimento saudável da criança. É importante destacar que a presença de um ou mais sinais de autismo em um bebê não é um motivo para alarme, mas sim um chamado para a ação.

Este artigo é apenas para fins informativos e não substitui a orientação de um profissional da saúde ou psicologia. Consulte sempre um especialista para obter orientação personalizada.