Sinais de Autismo em Crianças

imagem ilustrativa - freepik

Um dos primeiros sinais de autismo é a falta de contato visual, que pode persistir na infância. A criança pode não manter o olhar nos olhos das pessoas durante as interações sociais.

Falta de Contato Visual

imagem ilustrativa - freepik

Quando a criança entra na escola, os sinais de isolamento social tornam-se mais evidentes. A criança pode não brincar com outras crianças, se isolar durante o recreio e tem dificuldade em formar ou manter amizades.

Falta de Equilíbrio e Coordenação

imagem ilustrativa - freepik

Crianças com autismo podem sentir menos ou mais dor do que outras crianças em situações semelhantes. Isso pode levar a dores crônicas não diagnosticadas, como enxaquecas ou dores no estômago.

Sensibilidade à Dor Atípica

imagem ilustrativa - freepik

Cerca de 50% das crianças com autismo não desenvolvem a linguagem de forma eficaz na fase dos 3 a 5 anos. Além disso, podem começar a falar normalmente e, de repente, perder a capacidade de comunicação.

Atraso na Fala ou Regressão

imagem ilustrativa - freepik

A intervenção precoce é a chave para maximizar o potencial de desenvolvimento da criança autista. Quanto mais cedo os sinais são identificados e tratados, maiores são as chances de progresso positivo em áreas como comunicação, interação social, habilidades motoras e bem-estar emocional.